quarta-feira, 31 de agosto de 2011

17 ºGrito dos Excluídos aborda o tema ‘Pela vida, grita a terra...Por direitos, todos nós!’

Com a proximidade da 17ª edição do Grito dos Excluídos, que será realizado em todo o Brasil no período de 1º a 7 de setembro, a coordenação nacional do evento prepara para esta quinta-feira (1º) uma coletiva de imprensa em São Paulo (SP), para dar mais visibilidade ao tema Pela vida, grita a Terra... Por direitos, todos nós!

Na ocasião, Dom Demétrio Valentini, bispo de Jales (SP) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de representantes de movimentos sociais, falarão sobre assuntos como as mudanças no Código Florestal, desigualdades sociais, Copa do Mundo de 2014 e megaeventos. De acordo com Rosilene Wansetto, da coordenação nacional do Grito dos Excluídos e integrante da Rede Jubileu Sul Brasil, "a proposta do tema faz reflexão com a vida do planeta que passa por um momento crucial onde a humanidade precisa repensar as formas de consumo e o modelo de crescimento, que da forma como está, tem gerado impactos negativos na vida das pessoas e da biodiversidade".
"O Grito dos/as ExcluídosJá virou pauta da agenda política nacional e tem se tornado ao longo de seus 17 anos, um grande diferencial para as lutas sociais no país", finaliza a representante da coordenação.
As articulações para preparação da 17ª edição do Grito dos/as Excluídos/as já se iniciaram em diversas cidades brasileiras. Um exemplo é a cidade de Cuiabá, Mato Grosso, região Centro-oeste do Brasil, que realizará a atividade em uma das áreas impactadas pelas ações das obras da Copa do Mundo de 2014 na cidade.
Outras mobilizações estarão acontecendo também em cidades como Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Entre as diversas atividades estão plenárias, oficinas e seminários sobre as problemáticas brasileiras, como a relação dos megaeventos com o endividamento público, legado social que a Copa vai provocar nas cidades sedes, entre outros assuntos.