quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Analfabetismo diminui, mas ainda atinge quase 13 milhões de pessoas no Brasil


A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais caiu de 9,7% em 2009 para 8,6% em 2011, totalizando 12,9 milhões de brasileiros. A maior proporção ainda é verificada na Região Nordeste, mesmo com queda na taxa de 18,8% para 16,9%.
Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96,1% dos analfabetos do país têm 25 anos ou mais. Mais da metade deles se concentram na faixa acima de 50 anos.
A gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira, destaca a desigualdade regional na taxa de analfabetismo. De acordo com os dados, 35,6% das pessoas no Nordeste com 50 anos ou mais eram analfabetas em 2011.
“As taxas de analfabetismo para as populações até 24 anos são muito baixas, no Sul e no Sudeste, então, não chega a 1%. Elas são maiores quando a gente vai para as regiões Norte e Nordeste e conforme a faixa etária vai aumentando”, destaca Maria Lúcia.
No período, também houve aumento do nível de instrução entre pessoas com 25 anos ou mais. A proporção de brasileiros com ensino fundamental completo subiu de 8,8% para 10%. No caso do ensino médio, passou de 23% para 24,5% e do ensino superior, de 10,6% para 11,5%. Do mesmo modo, caíram os percentuais para o ensino fundamental incompleto (de 36,9% para 31,5%), médio incompleto (de 4% para 3,9%) e superior incompleto (de 3,5% para 3,4%).
Na distribuição por gênero, a média de anos de estudo entre as mulheres ficou em 7,5 em 2011 enquanto entre os homens atingiu 7,1.

Fonte: UNEGRO

sábado, 22 de setembro de 2012

Constituído o GT do Direito Humano a Moradia Adequada


Finalmente, com o objetivo de realizar amplo diálogo nacional sobre o direito humano à moradia adequada, incluindo denúncias de violações aos direitos humanos à moradia adequada; diretrizes para efetiva garantia do direito à moradia adequada; e levantamento de dados e informações sobre a questão, a serem denunciadas e levadas ao conhecimento das autoridades competentes, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial sobre a garantia do Direito Humano à Moradia Adequada.

O GT é formado por representantes de Ministérios, conselhos nacionais e de movimentos sociais: CONAM; MNLM; UNMP; CMP; Movimento Nacional da População de Rua; Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH) e do Fórum Nacional de Reforma Urbana, este grupo deverá, além de promover um debate nacional sobre o direito humano à moradia adequada, receber e monitorar denúncias de violações aos direitos humanos; elaborar e propor diretrizes para efetiva garantia do direito à moradia adequada e levantar dados e informações relativas ao tema.

O GT deve trabalhar a partir do quê já foi construído pela Portaria do MCidades e das Resoluções do ConCidades. 

Até 17 de outubro serão realizadas visitas in loco nos estados de CE, PE, SC, RS, RJ e MG. As visitas serão trabalhadas em três vertentes: Remoção evitável, Remoção é inevitável e Remoção efetivada.

O GT exercerá suas atividades por 120 dias, prorrogáveis por igual período, devendo submeter relatórios parciais e relatório final ao plenário do Conselho de DD PH.

Por Aldenora González

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fotos da aula de violão da Associação Perseverança 13/09/2012


Informamos aos interessados em assistir ou participar das aulas de violão os dias e horários das aulas.

Terça feira:
Aula a partir das 14:00hs
Quinta feira:
Aula a partir das 14:00hs

Obs: Até agora já começamos com a vitória de uma primeira aula com 5 alunos inscritos.

Professor Alessandro (Kblo)




Aula de capoeira da Associação Central da Perseverança de Vila Rosina data 13/09/2012


Informamos aos interessados em assistir ou participar das aulas de capoeira os dias e horários das aulas.

Segunda feira são dois horários:
1º Aula a partir das 15:00hs
2º Aula a partir das 19:00hs
Quarta feira:
Aula a partir das 15:00hs
Quinta feira:
Aula a partir das 19:00hs
Sexta feira:
Aula a partir das 15:00hs
Sábado:
Aula a partir das 17:00hs

Professor: Dilsinho




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Perseverança abre inscrições para aula gratuita de violão.


Já estão abertas as inscrições para o curso de violão na Associação Central da Perseverança de Vila Rosina. As aulas serão de terça e quinta-feira, a partir das 14:00 horas. Interessados em participar das aulas deverão preencher a ficha de inscrição na Associação Perseverança, com o prof. Dilsinho (capoeira).
Não fique fora dessa!!!


Associação Perseverança leva bloco carnavalesco da Vila Rosina para incentivar a criação de um bloco no Jd. Marcelino


A grande idéia de juntar os integrantes do Bloco Carnavalesco da Associação Perseverança da Vila Rosina com os batuqueiros do Jd. Marcelino teve como objetivo incentivar a organização de um novo Bloco Carnavalesco próprio do Jd. Marcelino, para desfilar no próximo carnaval de Caieiras e fundar um projeto que dê aulas de percurssão para crianças e adolescentes no bairro, visando a integração e mobilização popular nas comunidades de Caieiras para que futuramente, tenhamos vários blocos desfilando em nosso carnaval, valorizando assim a cultura de ritmos brasileiros em nossa cidade.
VIVA A PERSEVERANÇA 
VIVA  A NOSSA CULTURA POPULAR
E VIVA A ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE